Evento

Domingo para curtir o festival de pipas no céu do Laranjal

Promoção do Diário Popular com o Sesc promete atrair número expressivo de pessoas. Iniciativa começa às 16h, perto do trapiche

Jerônimo Gonzalez -

Neste domingo ocorre a quarta edição da Oficina de Pipas do Diário Popular. O evento ocorrerá na Casa de Verão do Sesc, na praia do Laranjal, com início marcado para as 16h.

Para participar é só comparecer, convida o diretor comercial do Diário Popular, Rogério Caldellas. O público pode levar a própria pipa, mas também terá a opção de comprar no local. Na última edição, foram contabilizadas mais de 80 pipas no ar, e espera-se um público ainda maior em 2018, devido à mudança de localização - ano passado a atividade ocorreu em frente ao trapiche. “Esse evento congrega a comunidade. Traz famílias com pessoas de 8 e 80 anos”, sugere.

O coordenador técnico de esporte e lazer do Sesc, Cássio Ferrari, é também educador físico e ressalta a importância da atividade tanto para a saúde quanto para o bem-estar. Mesmo não sendo de alta intensidade, é uma atividade física, e toda ação com gasto de energias faz bem. Além disso, traz relaxamento, libera estresse e combate outros fatores como hipertensão e tensão muscular. “É como pescar”, compara o coordenador.

Um dos participantes do evento será Francisco Freitas. Nordestino, morou no Rio de Janeiro e agora estabeleceu-se em Rio Grande. Ele tem as pipas como a grande paixão de sua vida e oferecerá gratuitamente uma oficina para ensinar a fazer as famosas pipas de rua do Rio. O material será trazido por ele, como bambu, linhas e tesouras, e sua oficina deve começar às 14h30min, para as pipas estarem prontas a tempo de irem ao céu junto com todas as outras, pois o material precisa secar.

Mas Francisco não trará apenas a oficina. Virá acompanhado de uma pipa em formato de dragão chinês, com 60 metros de comprimento. Ela faz sucesso nos verões do Cassino e agora virá para o Laranjal. Além disso, terá outras raras, como a Revolution Dragon da Los Hermanos Kites e pipas em outros formatos, como peixes e estrelas. Ele diz haverem apenas 20 desse estilo no mundo todo, sendo a dele a única no Brasil.

A Turma da Pipa também estará no evento. O grupo foi criado por amigos do bairro Fátima, com o intuito de reviver atividades do tempo de infância, tendo justamente a pipa como ponto central. Eles passam a experiência da atividade a seus filhos, aproveitando para não deixar morrer a tradição de soltá-las, conta Denilson Souza, um dos organizadores da turma.

Presente em eventos e festivais, o grupo pretende levar cerca de 50 pessoas para incrementar o número de pipas no céu. “É uma atividade saudável e ajuda a manter todo mundo unido”, lembra Denilson. Ele diz ver o evento como uma grande oportunidade para esquecer um pouco as novas tecnologias e passar para a criançada de hoje como os pais costumavam brincar.

No sábado, a atividade é sobre rodas
Agendado para o último domingo, o Passeio Sobre Rodas do DP foi adiado para este sábado. A largada será às 9h30min na Casa de Verão do Sesc, até o trapiche do Laranjal, retornando para a rótula do Centro Comercial e voltando ao Sesc. Ao todo são cerca de 2,5 quilômetros de percurso. Além das bicicletas, são esperados skates, patins e patinetes. A inscrição é feita na hora, mediante a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis. Os inscritos receberão senhas e no final serão realizados sorteios de brindes, como canecas e camisetas. A previsão do tempo é de sol e calor para ambos os eventos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Azonasul irá escolher novo presidente Anterior

Azonasul irá escolher novo presidente

Mais espaço, mesmas equipes Próximo

Mais espaço, mesmas equipes

Deixe seu comentário